sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A Bíblia Sagrada.



Lembra de uma ocasião em que você recebeu um belo presente de um grande amigo? 

É provável que isso tenha sido não só emocionante, mas também lhe trouxe muita alegria.. Afinal, um presente revela algo a respeito de quem o dá — que a pessoa valoriza sua amizade. Sem dúvida, você agradeceu o amável presente de seu amigo.  

A Bíblia é um presente de Deus, pelo qual podemos ser muito gratos. Esse livro sem igual revela coisas que, de outra maneira, jamais saberíamos. Por exemplo, fala da criação do céu estrelado, da Terra e do primeiro homem e da primeira mulher. 

A Bíblia contém princípios confiáveis para nos ajudar a enfrentar os problemas e as ansiedades da vida. Ela explica como Deus cumprirá seu propósito e melhorará as condições na Terra e talvez o mais importante, a Bíblia nos revela o mais fabuloso chamado de 'Plano de Salvação'. Que presente emocionante é a Bíblia!



CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA SAGRADA

• A palavra Bíblia vem do termo grego biblos, que quer dizer “coleção de livros”.

• Possui 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

• A Bíblia conta com 1.189 capítulos e possui 31.105 versículos. (Dependendo da Tradução)

• Foi escrita em três idiomas: hebraico, aramaico (AT) e grego koiné (NT).

• Foi escrita por 40 autores, entre eles pescadores, médico, pastor de ovelhas,doutor da lei, filho de sacerdote, reis e outros.

• Levou cerca de 1.500 anos para ser escrita – de 1.400 a.C. a 100 d.C.
A maioria dos autores não se conheciam, porém, todos escreveram o seu conteúdo de forma coerente e harmônica.

• A replicação da Bíblia foi feita à mão por copistas, dentre os quais destacam-se os massoretas, que eram extremamente rígidos. Cada palavra, frase e página era criteriosamente contada. Deus usou esses homens para preservar o texto bíblico ao longo dos séculos.

• Hoje não existem mais os escritos originais da Bíblia (autógrafos), mas sim as cópias de cópias. Uma das mais importantes encontradas foram os manuscritos do Mar Morto, descobertos entre 1947 e 1956. 

São cerca de 930 documentos antigos encontrados em 11 cavernas próximas a Qunram, noroeste do Mar Morto. 

Alguns pergaminhos registravam porções significativas da Bíblia, como o livro de Isaías. Quando os especialistas compararam estes escritos antigos com o texto bíblico atual, perceberam que a mensagem foi preservada de forma extraordinária.

• Outro documento importante é a Septuaginta, que é a tradução grega do Antigo Testamento, elaborada entre os séculos IV e II a.C.

• Os escritores bíblicos reconheceram o Espírito Santo como o Autor de suas mensagens (2 Samuel 23:2; 1 Timóteo 4:1). 2 Timóteo 3:16 confirma: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. A palavra grega theopneustos, aqui traduzida como “inspirada”, significa literalmente “proveniente do fôlego de Deus”. 

Deus inspirou a verdade na mente dos homens, os quais expressaram essas mesmas verdades em suas próprias palavras.

1-Quem inspirou a Bíblia e para que ela serve? 2 Timóteo 3:16

Tanto o Antigo (AT) quanto o Novo Testamento (NT) foram inspirados por Deus e são válidos para nós hoje. A Bíblia é anorma pela qual deve ser pautada a nossa vida. Ela nos orienta quanto ao casamento feliz, à educação dos filhos, como obter paz de espírito e como ter esperança diante deste mundo com tantos problemas e incertezas.

2-Quem escreveu a Bíblia? Hebreus 1:1

A palavra profeta na Bíblia significa “porta voz de Deus”. Estes homens santos falaram e escreveram movidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:21).

A inspiração de Deus atuava no profeta, o qual era possuído de pensamentos e, em seguida, exprimia em sua própria linguagem a vontade de Deus.

A Bíblia é, portanto, a verdade divina expressa em linguagem humana.

3-A Bíblia é comparada a quê? Salmo 119:105

A Bíblia serve de lâmpada e luz para um mundo que está em trevas morais e espirituais. Ela indica a maneira correta de viver e, acima de tudo, nos conduz à vida eterna.

4-Como devo ler a Bíblia? Atos 17:11

Devemos examinar a Bíblia como faziam os bereanos nos dias de Paulo.
O termo grego “examinar” significa literalmente “cavar fundo”. Assim como um garimpeiro busca nas profundezas da terra o precioso metal, o estudante da Bíblia deve procurar a pérola de grande preço – Jesus

5-Com que frequência devemos ler a Bíblia? Deuteronômio 17:19

Assim como não ficamos um dia sequer sem o alimento, devemos ler a Bíblia diariamente (Jeremias 15:16). Isso nos fortalece e
nos ajuda a confiar em Deus.

6-A Bíblia possui algum prazo de validade? Isaías 40:8

A Palavra de Deus é tão eterna quanto o próprio Deus. Seus conselhos, escritos há mais de dois mil anos, permanecem válidos e relevantes ainda hoje.

7-Que bênçãos recebem os que estudam a Bíblia? Apocalipse 1:3

A felicidade é prometida a todos que e praticam aquilo que a Bíblia ensina.

Qual é a sua experiência relacionada à Bíblia? Você conseguiu ouvir Deus falando com você?




COMPARTILHAR

Comentar no Facebook

0 comentários: