VOCÊ JÁ ESTEVE NO SETOR DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL? Trata-se de um lugar agitado, no qual chega gente o tempo todo. Para muitos, um hospital representa a última chance de vida. Um lugar de cura e esperança. Agora imagine um hospital onde os médicos não têm diploma ou conhecimento para exercer a função. Eles diagnosticam, medicam e realizam tratamentos que provocam delírio e uma falsa sensação de cura. Tratam câncer com aspirina.
Acontece que, dentro dessa ilustração, a igreja é o hospital, os líderes espirituais são os médicos e os pacientes, eu e você. São muitas as igrejas que afirmam ser autênticas, mas a maioria ensina a Bíblia de forma parcial e não apresenta o caminho da salvação conforme a Bíblia diz. O fato é que eu e você somos doentes e nossa doença chama-se “pecado”. O único remédio capaz de nos curar é o sangue de jesus. Existem pessoas doentes e que nem sabem disso. Outras estão procurando cura e estão num hospital ineficiente. A Bíblia, porém, nos apresenta o lugar certo e a cura autêntica. O assunto de hoje é a igreja verdadeira.
1- Quem é o
fundamento da Igreja? 1 Coríntios 3:11
Jesus é o fundamento da Sua própria igreja. Em seu diálogo com
Pedro, Ele deixou bem claro de que os poderes do mal não prevaleceriam contra
ela (Mateus 16:18). Após a Sua
ascenção, jesus delegou aos profetas e apóstolos (2 Coríntios 10:8; Gálatas 2:9)
autoridade para transmitir Seus ensinos (Efésios2:20, 21) e preservar pura a doutrina da igreja (Tito 1:9).
2-Que características
possui a Igreja verdadeira? 1 Timóteo 3:15
A igreja de Deus deve guiar as pessoas na verdade. Para os
cristãos, “verdade” é tudo aquilo que
os profetas e apóstolos escreveram e que foi confirmado pelo próprio Cristo.
3-Escreva algumas verdades que a igreja de Deus ensina:
a) João 17:17
A igreja verdadeira prega as doutrinas bíblicas de forma
autêntica. Aceita a Bíblia (Antigo e Novo Testamentos – ensino dos profetas e
apóstolos) como única regra de fé e prática (Efésios 2:19, 20). Creia em Deus Pai, Deus filho e em Deus Espírito
Santo. Entenda que a salvação é unicamente pela graça, através da fé (Efésios 2:8). Entenda que a obediência é um ato de amor a Deus (João 14:15).
4-Qual é a missão da Igreja?
Mateus 28:19,20
A missão da igreja é anunciar o evangelho a todo o mundo. Em
Apocalipse 14:6-12, encontramos a
essência desta mensagem. A igreja verdadeira é um movimento global e tem uma
função profética importante dentro dos acontecimentos finais (Mateus 24:14).
5-Que importantes
características tem a Igreja verdadeira? Apocalipse 14:12
As pessoas que fazem parte da igreja de Deus são chamadas de
“santos”. Na Bíblia, uma pessoa santa
não significa que seja infalível ou sem pecado, mas que foi separada por Deus e
pertence a Ele (Daniel 7:25,27; 1 Pedro2:9). Esses são o remanescente que permaneceu fiel à Bíblia ao longo dos
tempos (Apocalipse 12:17). Eles guardam os mandamentos e têm o testemunho de Jesus.
Apocalipse 19:10 afirma que o testemunho de jesus é o Espírito de profecia.
Portanto, a igreja verdadeira possui o dom de profecia.
6-O que é necessário
para fazer parte da igreja de deus? Atos 2:38
Marcos 16:16
afirma: “Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”.
A condição para a salvação é aceitar Jesus como Salvador e passar pelo batismo.
Era através dessa cerimônia que as pessoas ingressavam na igreja primitiva (Atos 2:38, 47). O batismo é uma demonstração pública de que a pessoa aceita a Jesus e deseja fazer parte de Sua
igreja.
• Na Bíblia, a palavra “igreja” é uma tradução do grego ekklesia, que significa “chamado”. Em hebraico é qahal, que significa “reunião” ou “congregação”. Essa expressão era usada em relação a qualquer assembleia que se reunia através de um convite ou chamado.
• Desde o AT, Deus teve a Sua Igreja formada por aqueles que O seguiam e obedeciam. Podemos citar alguns: Adão, Sete, Noé e sua família, Abraão, Moisés, Elias e muitos outros. No NT, Jesus inaugurou a Sua igreja composta pelos judeus convertidos e gentios que creram nEle e obedeceram aos Seus mandamentos. Essa igreja perdurou durante os séculos e existirá até a Volta de Jesus (Apocalipse 14:12).
• O povo de Deus é chamado de “remanescente” (Apocalipse 12:17), ou seja, minoria ou parte restante. Esse povo é representado por aqueles que ouvem a voz de Cristo e obedecem às Suas ordens (João 10:14). É claro que existem muitas pessoas que pertencem “a outro aprisco”, mas essa igreja “invisível” ouvirá a voz de Deus para fazer parte de “um só rebanho e um só pastor” (João 10:16; Apocalipse 18:4) - a igreja “visível” de Deus.
Metáforas da Igreja
• Corpo: Essa ilustração salienta a unidade da igreja e a função de cada membro em relação ao corpo (1 Coríntios 12:12-31). Cristo é o cabeça da igreja (Efésios 5:23).
• Noiva: A igreja é representada como noiva e o Senhor como noivo. (Oséias 2:19; 2 Coríntios 11:2). O amor de Cristo é tão profundo pela igreja que “a Si mesmo Se entregou por ela” (Efésios 5:25). Deus quer encontrar Sua noiva pura ao retornar à Terra (Efésios 5:27).
• Família: A igreja é considerada uma família (Ef 3:15). Deus recebe Seus filhos através da adoção (Romanos 8:14-16) e do novo nascimento (João 3:8). Essa é uma comunidade onde as pessoas são amadas, respeitadas e reconhecidas.
• Templo: A igreja é o “edifício de Deus”, o templo onde habita o Espírito Santo (1 Coríntios 3:9-16). Jesus Cristo é o Seu fundamento e a “pedra angular”. Pedro diz que os crentes são “pedras vivas” que constituem a “casa espiritual” (1 Pedro 2:4-6). O fundamento da Igreja
Jesus disse a Pedro: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
Será que Jesus escolheu Pedro como fundamento de Sua igreja? Como entender esse verso?
Precisamos compreender o contexto. Pedro tinha acabado de falar a respeito da divindade de Jesus: “Tu és o Cristo [Messias], o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). foi sobre esta declaração que Jesus mencionou: “Sobre essa pedra edificarei a minha Igreja”.
Uma breve análise etimológica da passagem nos ajuda a entender: “Também eu te digo que tu és Pedro [grego “petros” = uma pedra pequena], e sobre esta pedra [grego “petra” = rocha] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
Jesus afirmou a Pedro que a pedra sobre a qual seria edificada a igreja era Ele mesmo, o próprio Cristo. Jesus é a Rocha, a Pedra angular na qual foi fundamentada a Sua igreja (Isaías 28:16). Ela nunca poderia ser estabelecida a partir de um ser humano imperfeito. O próprio Pedro afirmou que Cristo é o fundamento da igreja (Atos 4:10-12; 1 Pedro 2:4).
Acesse os estudos a seguir:
10-O Juízo
9-A Morte
8-Sinais da Volta de Cristo
7-A volta de Jesus
6-Perdão
5-Salvação
4-A Origem do Mal
3-DEUS
2-Como Estudar à Bíblia
1-A Bíblia Sagrada
0 comentários: